domingo, 1 de dezembro de 2013

Professores da Rede Municipal de Ensino de Santa Quitéria lotam plenário da câmara municipal para se filiarem ao SINPROESEMMA

A Comissão Provisória do Núcleo do Sinproesemma de Santa Quitéria convocou os professores da Rede Municipal deEnsino de Santa Quitéria para uma reunião onde na ocasião foram tratados vários assuntos de interesse dos professores vigias e zeladores da educação.
No início o prof. José Augusto (membro da comissão provisória) apresentou os membros da comissão provisória que foi nomeada pela Portaria nº 044/2013 da Diretoria Geral do Sindicato dos Trabalhadores em Educação Básica das Redes Públicas Estadual e Municipais do Maranhão. O professor explicou que a partir da data de expedição da portaria, os membros da Comissão Provisória passam a representar os professores, vigias e zeladores da educação da Rede Municipal de Santa Quitéria.


Presente na reunião, prof. Nena, questionou sobre a legalidade da existência de dois sindicatos num mesmo município. 
Na ocasião, foi explicado a todos os professores presentes que a razão de se criar um núcleo municipal do Sinproesemma em Santa Quitéria, se deu pela foto do sindicato do município se encontrar desativado, sem nenhuma atividade, nenhuma reunião da diretoria e demais sócios, situação que perdura por dois mandatos. Não se tem registro em cartória última eleição que ocorreu há quase três anos. Outro ponto que foi salientado, é que o mesmo sindicato também não tem o registro no Ministério do Trabalho, daí as razões pelas quais consideramos importante um núcleo municipal do SINPROESEMMA em Santa Quitéria, fato que cria uma perspectiva nova para os professores, de cumprimento dos seus direito pelo gestor, bem como, melhoria das condições de ensino-aprendizagem nas escolas da Rede Municipal.

prof. José Augusto

Na sequencia, os professores passaram a tratar dos seus direito que estão sendo desrespeitados já a bastante tempo, temas como; reajuste do salário base, progressão na carreira, 1/3 de férias,13º salário, redução da carga horária foram bastantes discutidos pelos professores.
Sobre o salário base, o mesmo deveria ser corrido em 7,97% em janeiro e até o presente ainda não foi corrigido.
O quinquênio, foi outro ponto discutido, pois os professores de Santa Quitéria não tiveram progressão na carreira, como está garantido na Lei 270/2010 que dispõe sobre o Plano de Carreira, Cargo e Remuneração do Município de Santa Quitéria. Atualmente os professores se encontram na Classe B, quando deveriam está na Classe C, de acordo com o Plano.



Em Santa Quitéria os professores já algum tempo não recebem 1/3 de férias, que é um direito Constitucional e reclamam que no pagamento da 1ª parcela do 13º salário houve um desconto.
No final, apos receberem a ficha de filiação, os professores criaram uma pauta de reivindicações para ser apresentada a secretaria de educação do município.


profª.Ivanete (membro da comissão)

prof. Nena

profª. Bianca

prof. Aldo

prof. Carlinhos (membro da comissão)








0 comentários: